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segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O futuro do ATM

Olá leitores. Hoje vou falar um pouco sobre as tendências relacionadas ao uso do ATM, em face da grande disseminação dos serviços bancários através de dispositivos Web (smartphones, TVs e etc), e também do dinheiro de plástico (cartões de débito, crédito, benefícios e etc).

O primeiro ATM parecido com o que usamos hoje foi criado pela IBM em 1972. Desde essa época, o ATM tem ganho novas funcionalidades e serviços o que contribuiu para sua expansão até aqui. O ATM levou a agência bancária para outras localidades: para dentro do shopping, para a esquina das ruas e até para pequenos comércios e postos de gasolina. Enfim, o ATM se tornou indispensável para nossas vidas como a conhecemos, e é dificil pensar em algo mais cômodo do que essa elegante solução tecnologica. Será?

Precursor do ATM, inventado por Luther George Simjian e apresentado ao público em 1961.


Estamos vivendo um momento muito excitante de fato, com várias tecnologias convergindo, e a Web 2.0 dirigindo a segunda grande onda da Internet, onde praticamente qualquer dispositivo eletronico, desde TVs, smartphones, passando até por microondas e geladeiras, saem de fábrica com a capacidade de nos colocar on-line com milhões de outros usuários no mundo. 

O Internet Banking não poderia deixar de se beneficiar dessa oportunidade de aumentar sua penetração, e é isso o que de fato está ocorrendo. No meu ultimo post (CIAB 2011) eu mostrei um gráfico da Febraban que mostra como vem aumentando o uso do Internet Banking. Seu crescimento tem sido muito grande, e é provavel que dentro de poucos anos seu uso supere o uso dos ATMs, mostrando então a importancia desse canal para os bancos, e apontando também para onde esses devem direcionar seus investimentos nos próximos anos. Isso é um fato, praticamente todos os bancos além de manter seu Internet Banking bem atualizado, também mantém uma versão para smartphones e tablets (chamado tecnicamente de Mobile Banking), e bancos como o Bradesco agora trazem versões de seu Internet Banking para as TVs Inteligentes que têm invadido o mercado.



Ainda na onda da comodidade máxima, outros meios de pagamento tem enorme destaque, e com importância cada vez mais crescente. Os cartões como forma de pagamento estão presentes de diversas formas em nossa vida: crédito, débito, alimentação, refeição, transporte e etc. Junto com o cheque, todas essas formas do dinheiro diminuem a necessidade de se andar com "dinheiro real" no bolso. Afinal, todos eles são uma substituição ao dinheiro em sua forma física mais tradicional (cédulas e moedas).


E ainda tem mais. Mobile Payment, que é o uso do celular para realizar pagamentos. Essa modalidade tem ganho cada vez mais importância, e os principais empresários do setor de meios de pagamento acreditam que Mobile Payment será amplamente usado dentro dos próximos 4 anos.

Isso tudo estabelece o contexto no qual eu defini o título deste post. Qual é o futuro do ATM afinal, considerando que tudo aponta para uma perspectiva na qual o uso do dinheiro em espécie perderá cada vez mais a importância? Afinal, sacar dinheiro é um dos poucos serviços que não é possível de ser realizado via Internet Banking, da comodidade de sua poltrona na sala de estar.

Novos rumos para o ATM
 É dificil prever quando o ATM perderá efetivamente o seu papel atual como repositor do nosso dinheiro guardado pelos bancos, mas é provavel que isso ocorrar a partir do momento em que não mais precisarmos usá-lo em espécie. O ponto é que ainda hoje boa parte da população recebe seu salário em espécie, e o pagamento em espécie é ainda o grande preferido da maioria esmagadora da população. Com isso, o ATM ainda tem uma boa sobrevida com seus serviços atuais ligados ao saque e depósito de dinheiro ou cheque.

Além disso, comparando com o mundo, há um amplo espaço de crescimento do número de ATMs aqui no Brasil. A densidade de ATMs por milhões de pessoas aqui é cerca de 700 ATMs por milhão de pessoas enquanto nos Estados Unidos esse número é cerca de 1400.

O que parece razoável que ocorra é um aproveitamento melhor da base instalada de ATMs, para servir a população com uma variedade maior de serviços como:
  1. Pagamento de contas em qualquer ATM de qualquer banco. Essa é uma funcionalidade típica de correspondente bancário, e embora existam algumas dificuldades técnicas, essa é uma funcionalidade possível de ser implantada;
  2. Recarga do Bilhete Único e similares;
  3. Compra de ingressos para cinema e teatro;
  4. etc.
Os maiores entraves tecnologicos para a ampliação da oferta de serviços nos ATMs, principalmente, multi-instituições, está ligado a problemas de integração.

Maior Interatividade
O que parece ser ainda mais provável é o aumento da interatividade das aplicações de autoatendimento. Aplicações Web (baseadas em Browser), já são uma realidade e a tendência é que se aumente o uso desse tipo de aplicação, para poder usar recursos avançados de interatividade oferecidos por tecnologias Web como HTM5, CSS, Javascript e etc. Abaixo segue um vídeo do YouTube, de autoria do BBVA do México, mostrando um exemplo de como a aplicação de autoatendimento poderia ser mais interativa, e até mesmo o hardware do ATM com bastante mudanças interessantes. Tivemos algo bem parecido com isso também na CIAB deste ano:


É isso :)

Um comentário:

Unknown disse...

Fagner, se usa HTML 5 e javascript quer dizer que roda em um browser. E se roda no browser como funciona a integração com os vários dispositivos?


Abraços