Translate

domingo, 10 de julho de 2011

CIAB 2011

Olá leitores,

Estive presente a mais uma edição do CIAB (Congresso Internacional de Automação Bancária), e vou contar um pouco do que ví.

O CIAB é principal evento brasileiro para o setor de automação bancária. É tão importante, que é quase obrigatório para uma empresa desse setor, participar do evento, seja com stand próprio, ou via parceria com outras empresas. Ele é promovido pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), e ocorre todos os anos no mês de Junho no Transamérica Expo Center. Na edição de 2011 o CIAB trouxe o tema: "A tecnologia além da Web".

A escolha do tema foi acertada, das 56 bilhões de transações bancárias realizadas em 2010, 23% foram realizadas via Internet Banking. Por outro lado, Mobile Banking teve um avanço de 72%, com 2,2 milhões de contas (clientes que se cadastraram para acessar as contas via celular). Embora o canal de Internet Banking, e suas variações, ainda não seja o canal mais importante, o crescimento que tem sido experimentado sugere que logo ele desbancará o canal ATMs. Vejam o gráfico que mostra as transações bancárias por origem:



Por isso mesmo, muitas empresas levaram e mostraram soluções para esse canal. Eu ví soluções para desenvolvimento de aplicações para celular, implementação de segurança junto a esses dispositivos, e até como levar essas mesmas aplicações para outros dispositivos como a TV de sua sala, explorando bem o conceito de "Internet das Coisas".

Uma característica comum que eu notei nas soluções todas apresentadas nos stands foi: Convergência Tecnologica. Isso sempre foi desejável e necessário quando se fala em tecnologia (já que reinventar a roda nem sempre faz sentido). A novidade agora é a grande quantidade de novas tecnologias em diversas áreas, todas elas ligadas a conectividade ou interação homem-máquina e daí a convergências dessas coisas todas criou soluções conceituais que tiveram grande destaque durante o evento. Um exemplo disso foi um ATM exposto pela Itautec, onde o cliente podia controlar a aplicação sem tocar no ATM. Ou seja, utilizou a nova tecnologia de sensor de movimento introduzida pelos consoles de games (como Kinect e Playstation Move), e criaram um conceito interessante. Já a Diebold trouxe um "ATM like iPhone", onde a experiência touch screen foi elevada a um nível muito maior do que até então se via em ATMs, e o cliente podia interagir com uma aplicação muito mais interativa, em um terminal com um design realmente futurista (você não via de onde saia o dinheiro ou onde se introduzia o cartão, até o momento derradeiro em que esses dispositiviso eram acionados). Muitas dessas coisas que vemos nesse tipo de evento, são apenas conceitos mas, assim como na indústria automobilistica, apresentar conceitos é importante! Pois é a partir desses conceitos e de sua aceitação junto ao público, é que novos produtos e soluções são efetivamente criados, empacotados e vendidos.

Visitei os stands dos principais fornecedores de ATMs do país que, em geral, mostraram poucas novidades em termos de equipamentos novos. Na verdade, fora a parte de conceitos (no caso da Diebold e Itautec), ví muito do que já tinha vistos em 8 edições anteriores da CIAB das quais participei, que é uma base de ATMs com funcionalidades que pouco se alteram. O que para uns foi novidade, como equipamentos com a funcionalidade de deposito inteligente e recicladores (equipamentos onde o dinheiro depositado é utilizado na dispensa), na verdade existem há anos.

No Espaço Inovação foi onde encontrei novidades, como por exemplo, a solução da DWS Sistemas. Ela criou uma solução que permite dispensar, simultâneamente, folhas avulsas de cheque, numerário (dinheiro), e outros documentos personalizados para o cliente. Tudo isso usando a base já instalada de equipamentos, com baixíssimo impacto em ajustes de hardware e software para implantação da solução. A solução foi tão inovadora, que eles ganharam o Prêmio Espaço Inovação desta edição.

Por fim, não posso deixar de citar a iniciativa da FEBRABAN, em premiar jovens talentos. Pelo segundo ano consecutivo o evento realizou o Prêmio CIAB FREBRABAN, que neste ano premiou o trabalho intitulado 2Wish, de André Martins (meu colega de curso no IPT). A proposta do sistema concebido pelo André, é um extrato bancário associado a uma lista de desejos, o qual ajuda planejar os gastos e planejar os investimentos. Bastante interessante a idéia, e com grande potencial de se transformar em um utilitário das novas versões de Internet Banking dos principais bancos do país.

Como eu estava a trabalho, eu realmente não pude visitar cada um dos mais de 136 stands do evento este ano. Mas,o que eu ví me agradou muito.

Bem, é isso :)

Nenhum comentário: