Translate

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

QR Code

Quick Response Code. Trata-se de uma tecnologia de código de barras em 2 dimensões que foi desenvolvida no Japão já há quase 2 décadas, mas só agora mais recentemente é que começa a ser utilizada em larga escala no restante do mundo.

Você pode ler o código de barras através de um QR Code reader especializado, ou então através de qualquer smartphone moderno. De fato você precisa apenas da imagem e um programa que a interprete. Assim, qualquer celular com câmera dotado do programa adequado para interpretar a imagem já são suficientes. O Nokia N95 já vem com as duas coisas :)

Interessante dizer que embora já tenha idade para votar nessas eleições, essa tecnologia é bem desconhecida pelos brasileiros. Mesmo aqueles ligados a tecnologia a desconhecem! Cheguei a fazer uma pequena enquete em minha empresa, e todos ficaram surpresos, e alguns até maravilhados com o negócio. Enfim, para quem não sabe nada a respeito, aqui abaixo segue um "programinha" para brincarem:

QR Code Generator

E claro, temos também o bom e velho Wikipédia, que nos fala um pouco mais do assunto.

É um negócio bem bacana, e nasceu para a automação, mas não sei se ficaria legal em um ATM. Por enquanto só testei com o meu Smartphone e precisaria de um QR reader mais eficiente para avaliar sua aplicação na automação bancária. Enfim, embora talvez demore um pouco mais para vermos isso em outras plataformas, o que é certo é que revistas, sites e publicações em geral já aderiram a esse novo conceito. Até eu! Veja na barra ao lado do site, há um QR Code para acesso ao meu cartão de visitas.

Bem legal :)

2 comentários:

Hideki disse...

Fala Fagner!
Parabéns pelo Blog... ficou realmente mto bom.
Aguarde pq logo o meu estará de volta, rs...

Aproveitando o ensejo das novas tecnologias que apoiam os códigos de barras, segue vídeo de algo mto interessante q tá vindo por aí... as RFIDs...

http://www.youtube.com/watch?v=7nYNde3557M&feature=fvst

Abraços!

Anônimo disse...

Valeu Hideki! Já ouvi falar dessa tecnologia, mas ela ainda não chegou no mundo do auto-atendimento dos bancos. Ainda assim, pode ser o próximo passo, e vou assistir o vídeo para me interar :)