Translate

domingo, 29 de agosto de 2010

Inclusão bancária

Olá leitores,

Um amigo me enviou a foto abaixo, e achei interessante:


O legal disso aqui é que na onda da Inclusão Digital, também há um forte movimento dos bancos em geral aqui  no Brasil, para a chamada Inclusão Bancária. 

Há claramente um viés social nessas ações, mas o fato é que estamos falando de negocio. Vejam o potencial desse negocio: embora no Brasil tenhamos cerca de 185 milhões de celulares, somente 80 milhões de pessoas têm conta em algum banco.

Por isso não é à toa que a maioria dos grandes banco têm algum projeto que inclui essas palavrinhas: "Inclusão bancária". O Bradesco, por exemplo, tem a "Agência Flutuante" no rio Solimões, com o objetivo de atender as populações ribeirinhas dessa região. A Caixa Econômica Federal, desde 2008 realiza a inclusão bancária de beneficiários do programa Bolsa Família do governo federal.

Por outro lado, o setor bancário já foca na abertura de outros canais de atendimento, para tentar avançar nessa grande faixa da população que ainda não têm acesso aos serviços bancários. Dado que a plataforma celular já é tão abrangente (quase todo mundo tem um celular no Brasil), esse é o canal preferido para receber investimento nos próximos anos. Terminais de auto-atendimento, principalmente na forma de terminais de consulta (Kiosk de auto-atendimento, com serviços de impressão de recibos, pagamento de contas, compra de ingressos e etc), também receberão investimentos, principalmente de empresas que lidam com o conceito de multi-bancos.

Para nós, profissionais do setor de automação bancária e auto-atendimento, tudo isso aí não poderia ser melhor, pois representa a ampliação e abertura de novos projetos $$$.

É isso aí :)

Nota do autor: esse post foi sugerido por Emerson Martins.

Nenhum comentário: