Translate

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Criando seu domínio personalizado

Ter um domínio só seu na internet é uma coisa bacana. Para alguns profissionais, chega a ser essencial, pois não se imagina hoje em dia, uma empresa ou mesmo um profissional liberal sem um site na web, mostrando seus produtos e etc. Pois bem, o objetivo deste post é mostrar rapidamente como criar seu domínio personalizado, com custo mínimo (só o do registro do domínio), tomando por base a minha experiência de quando tive que realizar essa atividade para colocar este site no ar. Vamos lá:

Do que se trata?
Criação de domínio personalizado, redirecionando para página de blog do Blogger.

Do que você precisa?
1 - Um domínio no Registro.br. O valor depende do tipo de domínio. Até a data desta postagem custava R$ 30,00 ao ano um domínio do tipo com.br, e R$ 30,00 a cada 3 anos para um do tipo nom.br;
2 - Uma página de blog no Blogger que é um serviço gratuito do Google. Você poderia obviamente usar qualquer outro serviço gratuito, mas o post cobrirá somente o serviço Blogger;
3 - Uma conta no site ZoneEdit.com. É um serviço gratuito de DNS, com várias opções muito bacanas;

Mãos á obra
Se você seguir o passo-à-passo aqui, não tem erro, pois foi exatamente o que eu fiz :)

Comprando um domínio no Registro.br
Muito simples. Acesse o site do Registro.br, e crie uma conta de usuário. No processo de criação de conta coloque seus dados REAIS direitinho, pois até consulta do CPF no SRF eles fazem. Bem, aqui terá aquele tramite básico de envio de confirmação para o e-mail e etc, e somente depois disso é que você efetivamente poderá iniciar o processo de compra.

Uma vez que você tenha feito o login do sistema com sua conta de acesso recém criada, então você verá a Tela Principal, e acima dela há uma barra de links das quais a que te interessa é a de nome Novos Domínios. Aqui, se você for pessoa física como eu, então basta clicar no link com esse nome. Daí aparecerá um daqueles termos que todos já estão acostumados a ver, onde é feita uma série de exortações e etc, para tornar todo o processo oficial. Concorde com isso aí, e vamos adiante.

A tela seguinte é a importante. A primeira parte é onde você define o nome do seu domínio, e onde já aparece o preço, você precisa escolher o nome do seu domínio aqui. Exemplo: fulanodetal.com.br. Você terá que escolher também qual o período de registro, o que fatalmente afetará o preço. Na parte seguinte você tem que colocar os dados de CPF, endereço e etc, e aqui novamente coloque os seus dados reais. Depois vem a parte de Informações sobre os Contatos, e é aqui que eles querem saber quem vai administrar, quem vai fazer manutenção e quem irá pagar as contas do domínio. Como é você quem está fazendo tudo, repita o seu ID de usuário para os outros 2 campos. Existem outras informações importantes para configurar, mas faremos isso mais tarde. Assim, clique em ENTRAR.

Não se preocupe quando ele falar que existem pendências, pois você irá resolver isso mais tarde.

Fazendo milagres com o ZoneEdit
Bem, essa aqui é de longe a parte mais legal do processo. Você deve acessar o site do ZoneEdit, e criar uma conta. Quando o fizer, ele dirá que tem várias opções, e algumas delas são pagas. Não se preocupe, utilize a opção grátis que ele disponibiliza por default.

Depois que você entrar com o seu usuário aparecerá a tela Choose Zone, clique em Add Zones. Na tela seguinte no campo Enter Domain name, basta inserir o nome de domínio igual ao que você definiu em Registro.br. Feito isso, basta clicar em Add. Na tela seguinte existem duas informações importantes:

Nameserver 1: ns4.zoneedit.com (216.98.150.236) Nameserver 2: ns13.zoneedit.com (66.223.40.121)
Esses são os nomes dos servidores DNS que teremos que registrar mais tarde no site do Registro.br. Note que esse acima é apenas um exemplo e os nomes que você receber podem ser diferentes.
Agora vem a parte mais importante que é apontar o endereço do seu domínio para o servidor do Google responsável pela resolução de nomes das páginas do Blogger. Acesse Edit Zone. No campo Alias digite seu domínio com www (ex.: www.fulanodetal.com.br), e no campo Actual Name coloque o endereço ghs.google.com. Com isso, a parte mais importa a ser feita no ZoneEdit já está pronto.
Vamos aproveitar para incluir uma outra configuração que permitirá o redirecionamento quando alguém digitar o endereço do seu site sem o www, o que normalmente causaria uma mensagem de erro no Browser. Basta clicar em WebForward. Deixe o campo New Domain vazio, no campo Destination coloque o endereço do seu site com o seguinte formato: http://www.fulanodetal.com.br. Daí clique Add new e pronto.
É necessário aguardar alguns minutos para os servidores DNS sincronizem. Nesse caso, nós vamos é terminar o que falta :)

O Blogger
Bem, aqui é a parte mais fácil. Acesse a sua conta no Blogger, ative a opção de domínio personalizado e digite o seu novo domínio, não esquecendo adicionar o www.

Arrematando
Vamos agora voltar ao site Registro.br, e incluir as ultimas informações que faltam. Ao logar no site, você verá que há um link para o ticket que você criou quando comprou seu domínio. Clique nele e você terá acesso novamente aquela ultima tela que vimos nesse site. A parte que nos interessa agora é o de nome Delegação DNS. Aqui você só precisa preencher os campos Nome do Servidor Master e do Servidor Slave 1.  Você preencherá esses campos com Namerserver 1 e Nameserver 2, obtidos das configurações do ZoneEdit, lembra? Ficará assim no nosso exemplo:

Servidor Master = ns4.zoneedit.com
Servidos Slave 1 = ns13.zoneedit.com

Feito isso, clique em ENTRAR. Se os servidores estiverem sincronizados ele vai aceitar os dados entrados e fechar a tela. Caso não estejam, ele vai reclamar que não encontrou os servidores ou algo assim. Não se preocupe, espere alguns minutos e clique em ENTRAR novamente.

Feito isso basta abrir um Browser qualquer e digitar o endereço do teu domínio. Ele tem abrir a página do tem blog, e pronto!

Fácil, facil né?

Té a próxima :)

Nenhum comentário: